top of page

​​

O MUDE não se fecha sobre o design de produto e moda. Equaciona o conceito de design nas suas várias expressões durante o século XX, entendendo a sua evolução como uma realidade inserida num contexto histórico e acompanha a contemporaneidade, mostrando as novas tendências e caminhos do design do séc. XXI.

 
Pretende ser um espaço para o debate entre a criação experimental e a produção industrial, a discussão sobre a relação design/arte/artesanato ou a reflexão sobre os desafios urbanos, socio-económicos, ambientais e tecnológicos da actualidade.
Um lugar onde se sublinha a transversalidade da criação contemporânea, e para o qual se convidam as outras expressões artísticas e áreas do pensamento a dialogar com o design.
​

​

​

EM PORTUGAL



O MUDE enriquece o panorama museológico nacional competindo-lhe, mais do que qualquer outro espaço museológico, criar situações que concorram para a modernização do tecido empresarial através de uma ligação permanente com indústrias e empresas que patrocinem e apresentem os seus produtos no museu.

​

O museu possui ainda uma importante missão educativa que se efectiva com a investigação e apresentação rotativa do acervo, uma política editorial sólida e adequada, uma programação consistente com conferências, cursos, workshops e laboratórios, encontros internacionais, visitas guiadas ou publicações didácticas.
 

 


INTERNATIONAL


A ligação do design de moda ao design de produto, juntamente com a excelência da colecção e o próprio conceito museológico, singulariza o MUDE no contexto internacional onde existem, por um lado, museus dedicados à moda, por outro lado, museus de design ou que possuem núcleos especificamente vocacionados a estas duas áreas.


O MUDE contribui decisivamente para a afirmação de Lisboa enquanto destino de turismo cultural, reforçando a sua condição como uma das novas capitais do design.

MUDE | Museu do Design e da Moda

​​© Todos os direitos reservados, 2012     MUDE | Museu do Design e da Moda, Lisboa

bottom of page